domingo, 6 de março de 2011

Ivrea


Tudo bem!
Eu admito! Não fazia parte dos meus planos passar o carnaval em Ivrea....
Sempre tive o fetiche de passar o carnaval em Veneza......Ah sim! Gloriosa e linda Veneza! Porem, eu acabei optando por Ivrea por três razões: Custo, custo e custo.
Ivrea é uma pequena cidade ao norte de Torino. Muito calma e tranquila. Entretanto, uma vez por ano a cidade é invadida por turistas loucos e desenfreados, que procuram uma diversão super tradicional de Ivrea: A guerra de laranjas...
Enfim, hoje acordamos cedo (10:00) e fomos para a estação de trem. Iriamos fazer a nossa primeira viagem pela Europa desde que chegamos! Compramos os bilhetes e embarcamos.
O caminho é maravilhoso, cheio de alpes cobertos de neve e campos de plantações. Os trens são bem confortáveis e grandes....mas isso é o de menos do passeio, o melhor foi a chegada na cidade.
Ivrea é uma cidade linda (Cada lugar que eu olhava, via uma foto), super pequena (24000 habitantes) e cheia de história (o carnaval com a guerra de laranjas tem mais de 200 anos!).
A guerra foi algo muito, muito, muito diferente de tudo que eu já vi nessa minha vida. Lembra um pouco a entrada de um torcida em um campo de futebol, só que armados com laranjas nas mãos.
A guerra funciona assim: Fica uma galera de pessoas reunidas em uma praça, a cada dois minutos entra uma carruagem com umas nove pessoas em cima dela. O objetivo é jogar uma laranja na cara de cada um dos ocupantes da carruagem. Detalhe: Eles também podem jogar toneladas de laranjas em voce.
Eu levei quatro laranjadas, duas foram na minha cabeça e as outras nas minhas costelas. Algo me diz que os hematomas das pancadas não vão sair tão cedo.
Para finalizar, realmente essa é uma daquelas experiências que eu irei guardar para o resto da minha vida. No fim do dia voce esta todo sujo. O cheiro das laranjas podres, do estrume de cavalo e do suor juntam-se. A fadiga e cansaço reinam sobre o seu corpo. Mas seu espírito é nutrido por um algo maior, uma força que te faz pensar sobre o que esta acontecendo com este lugar. A idéia de estar presente e participando da história de um lugar mágico, realmente me faz querer voltar aqui para um próximo carnaval.










Nenhum comentário:

Postar um comentário