quinta-feira, 17 de março de 2011

I primi 30 giorni


Senhoras e Senhores,
ontem eu fiz 30 dias de Italia. Meus primeiros dias morando aqui na Italia. Com isso, teoricamente, eu já poderia falar sobre as minhas expectativas para o resto do ano...Teoricamente.
Vou ser franco, ainda não caiu a ficha. Não sei se é porque as aulas acabaram de começar ou porque ainda tudo é meio novo para mim.
A verdade é que, depois de se passarem 30 dias morando aqui na Italia eu me sinto muito bem acolhido. É como se eu estivesse por muito tempo procurando algo e finalmente aqui na Italia eu encontrei. Me sinto em casa. Grande parte desse meu sentimento é fruto da relação do primeiro contato com uma nova cultura, que pelo meu entender, é uma cultura que possuí muita paixão por tudo o que faz.
Pensei que seria muito mais difícil me adaptar aqui, especialmente em relação ao Foyer. Mas devo dizer: O fato de ter que sair do quarto para usar um banheiro comunitário ou o fato de ter que compartilhar um quarto com um "desconhecido", só adicionam novas experiências no meu portfólio.
Como essa é a minha primeira vez morando "sozinho" eu tinha um pouco de medo de algumas coisas: Como eu vou cozinhar todos os dias? Como que vou pegar o onibus para ir no outro lado da cidade? Como vou lavar as minhas roupas?
O medo é muito maior do que a realidade dos problemas.
Eu adoro cozinhar todos os dias. Sempre adorei cozinhar, tanto é que eu ainda penso em trocar de curso para Gastronomia. Cozinhando aqui é como estar em uma escola de culinária do dia a dia: A escassez dos ingredientes e a falta de materiais para cozinhar acordam a criatividade e vontade de experimentar e criar coisas novas. Quando cheguei aqui, pensava que sabia cozinhar. Hoje, faço a melhor carbonara do mundo sem usar creme de leite.
Outro fato que eu estava com medo de enfrentar era o choque cultural de utilizar o transporte público de novo. No Brasil, eu tinha o meu próprio carro. Antes de viajar decidi vende-lo para arrecadar um bonus na viagem. Mas, mesmo após a venda do carro, eu ainda dirigia um outro carro reserva. Porém, aqui na Italia eu devo pegar o "Busão". Devo ser honesto, eu adorava dirigir, mas aqui eu não sinto tanta falta. O trasnporte público é muito bom, limpo e barato aqui. Sem falar que sempre é possível achar uma gatinha para bater um papo em Italiano (brincadeira). Mas, o principal fato é que, estou caminhando muito! Todos os dias! E com isso posso ingerir mais carboidratos! E mesmo assim estou perdendo a minha barriguinha!
Agora, o fato que mais me dava medo era o de lavar as minhas roupas. Ainda não superei esse fato, especialmente porque a máquina aqui só funciona pagando  2,50 ( é um saco, porque ela só recebe moedas de 0,50, 1 ou 2 Euros e ela não dá o troco!). Por isso eu não posso separar as roupas brancas das coloridas.
Porém, a parte mais difícil de me adaptar foi a hora de passar as roupas....e devo dizer, agora, eu sou muito bom para passar camisas! ahuahuahuahuaha! E eu adoro!
Resumindo, esses meus primeiros dias aqui estão muito melhores do que eu esperava! Estou adorando essa experiência nova! Sinto falta de muitas coisas...especialmente dos meus cachorros....mas com tanta coisa para fazer aqui quase que não é possível se lembrar.
Ah sim!
Obrigado a todos por lerem o meu Blog! Eu acabei de passar a marca de 1000 acessos! hauhauahuahuahua! Isso que esse blog tem apenas um pouco mais de um mes de vida! O acesso de cada um de vocês só faz a minha vontade de escrever aumentar cada vez mais! Mas não se esqueçam de comentar, eu adoro ler um feedback pessoal! (aumenta o meu Ego!ahahhaha)
Abraços!

8 comentários:

  1. adoreeei tudo o que vc escreveu Jack! minha vida aqui no México está um pouco diferente da sua, tenho meu quarto, meu banheiro... mas quanto à roupa estou sofrendo um pouco.. já manchei, queimei uahauahua e os ônibus.. eca! bom mesmo é pegar carona com amigos =) boa sorte em tudoo! que bom que vc se sente em casa aí! talvez volte com pensamentos diferentes e melhores pro Brasil! beijos saudades! May Martins

    ResponderExcluir
  2. Filho, se isto te consola,hoje eu coloquei todas as roupas juntas na máquina... acredita que não aconteceu nenhum tsunami?
    Este fds Tiemi Dani e eu vamos até Londrina, vou tentar mostrar teu blog pro Oditian. Mas primeiro vou procurar no Google uma boa definição de "blog" prá tentar explicar prá ele.
    Divirta-se!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas, indispensável dizer que estamos com saudades , é claro. Mas o fato de saber que está bem e se superando , é maravilhoso! Falei que tudo é questão de tempo , espero que continue aprendendo muito e se superando dia a dia.Amo vc , grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Jaaaaaaaaaaaack
    to amandooo ler seu bloog..
    hahaha dou muitas risadaaas..
    mato um pouco da saudades.. hehehe
    que bom que vc esta se dando beem ai..
    fico beem feliiiz..
    sinto muitas saudades..
    beijoos
    CHUCk
    =*

    ResponderExcluir
  5. Sou o Tio do Bruno Vilas Boas. Tenho lido seu blog para acompanhar o ritmo que estão viveno.
    Manda um abraço para o Bru e diga que voce acaba de conhecer o Tio Julio Ramalho.
    Aproveita sua estadia aí e colha tudo de bom e aprenda com os momentos dificeis, afinal fazem parte da vida.
    Parabens, seu blog é divertido.

    ResponderExcluir
  6. Jackeezinhoooo
    ai seu blog tá demais! que saudades que dá de torino você falando!
    aii era uma delí comer aí, e o transporte meudeus uma benção! fácil, rápido, tem a cada 5 min ai ai... bom se aqui fosse assim tb!

    mas aproveite querido! final do ano to ae pra encher o saco! e matar as saudades di nostra bela torino =D

    beijooo

    ResponderExcluir
  7. Cara, esse blog ta demais! Ta pra entender bem pelo que voce ta passando e ainda tem um lado divertido que me fez rir alto algumas vezes aqui! hahah
    Continue nos mantendo informados de todas suas experiencias por aí e se divirta muito Jack!

    Saudades de todos voces,
    Mauricio Noronha

    ResponderExcluir
  8. eu devia ter lido esse blog antes de ter gastado 3 euros pra lavar a roupa!! hahha
    maquina ladra!

    ResponderExcluir