sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cena Lituana



Algumas vezes eu penso que a vida é muito injusta. Digo isto porque.... já tive inúmeras experiências com amigos que viajaram para o exterior e nunca mais voltaram, ou de conhecer gringos muito legais no Brasil e depois perder o contato... Sim ela é injusta.
A única coisa que eu posso dizer de bom dessas experiências é o quanto eu aprendo a apreciar cada segundo de uma amizade como essa (single-serving friend).
Gintare Sveryte é uma dessas amigas que eu conheci neste meu periodo de intercambio. Ela veio de Vilnius, Lituania para estudar arquitetura aqui em Torino. Por ser uma garota extrovertida e simpatica logo ganhou carisma do pessoal do Foyer.
Ontém de tarde ela decidiu preparar um super jantar para todos com comidas tipicas da Lituania. Como eu sou muito amigo dela eu já conhecia a maioria dos pratos tipicos do seu País, mas, mesmo assim, ela me disse que iria me surpreender. E realmente ela conseguiu; Nunca havia comido nada parecido com aquilo.
Como aqui esta calor (pra car*lho), ela decidiu servir como primeiro prato uma sopa de beterraba com cebolinhas. A sopa é servida fria com muita cebolinha e um pouco de leite e creme de leite para dar mais cremosidade e a cor rosa típica da sopa.
O prato principal foi o 'žemaičių blynai, que são como panquecas de batatas recheadas com carne. O prato já era bom normalmente, mas tambem tinha a opção de come-lo com um molho especial feito com creme de leite e manteiga derretida (puro colesterol, puro prazer...)
Para completar a noite, de sobremesa foi servida uma torta de maçã que era feita somente com farinha, açucar e muita manteiga... e para acompanha-la; uma bola de sorvete.

Depois dessa noite eu realmente vi o quanto importante é criar e alimentar esses tipos de relações, pois quem sabe... talvez no futuro poderemos nos encontrar com essas pessoas que já fizeram parte da sua vida.


labai gerai, labai gerai, sveikinu Gintarė...













Nenhum comentário:

Postar um comentário