terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dica de Torino: Eataly!


É estranho como nós sempre estamos habituados com a rotina do dia a dia. A rotina é um espaço de conforto para as pessoas... uma vez que a criamos, é quase impossível sair dela.
A minha rotina aqui em Torino ficou baseada em acordar tarde, ir para a universidade, sair de noite (geralmente no mesmo bar, sempre) e voltar para casa.
Hoje eu não sei porque acordei cedo. Comecei a ler diversos Blogs da Internet e percebi como que eles conseguem deixar os seus Blogs sempre atualizados... Isso me fez refletir sobre o meu querido Blog e eu decidi fazer alguma coisa sobre isso.
Como ainda estava de manhã eu resolvi ir em um lugar diferente com o objetivo de conhecer um novo pedaço de Torino e de realmente quebrar a rotina.
Fazia muito tempo que eu queria conhecer um lugar chamado Eataly e hoje eu fui para lá.  
O Eataly é uma empresa que tenta divulgar os benefícios do Slow Food Italiano. Ela inaugurou em 2007 a sua primeira sede em Torino, onde no espaço de 11,400 sq m se encontra um mercado com tudo que se pode imaginar de comida fresca e de qualidade controlada, restaurantes variados e até salas de workshops para aqueles que querem realmente por a mão na massa.
Contudo, o local que antes era uma fabrica de vermouth foi reformado de um modo que quando voce entra parece que esta em uma pequena vila com um mercadinho central. O espaço é dividido em diversos setores e cada setor tem um quiosque/restaurante que serve a comida na sua mesa ou no próprio balcão. Por exemplo; se voce quiser comer carne deve ir até o quiosque de carne, se voce quiser comer uma salada deve ir até o quiosque de verduras, se voce quiser comer pasta deve ir até o quiosque de pasta, etc...
Como eu estava com fome fui no quiosque de carne mesmo. Lá eu pedi o prato do dia que era: Linguiça artesanal com lentilhas selvagens. Muito bom. A base de temperos da lentilha estavam excelentes e a linguiça era feita de tripas recheadas com carne suina gorda e cozinhada lentamente no fogo baixo. A lentinha estava com a consistência perfeita e a linguiça estava derretendo na boca.... Divino!
Depois que eu já estava bem servido fui dar uma volta pelo mercado. Adorei a seção de pastas artesanais, de queijos e de utenssílios para cozinha, mas a seção que eu mais gostei foi a de cervejas... eu quase chorei quando entrei... todas lindas e maravilhosas... mas também caras! Assim como a seção de vinhos que voce pode encontrar garrafas de 10,00 euros até 185,00 euros (Barbaresco Gallina).
Enfim, saí de lá muito feliz da vida e super contente sabendo que eu tenho uma segunda casa aqui em Torino. Para resumir a minha satisfação eu irei colocá-la em apenas uma frase:
Se Deus um dia olhasse para mim e decidisse criar um lugar na Terra onde eu poderia ter orgasmos gastronômicos a cada metro quadrado... esse lugar se chamaria Eataly.




3 comentários:

  1. Nossa Lucas... Preciso conhecer esse lugar... excelente descrição.

    Marcelo Vilas Boas

    ResponderExcluir
  2. Lucas, vc. eh o cara! Desejamos a vc um FELIZ NATAL e um ANO NOVO DIVINO!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei aquela linguiça meio esquisita, hein?

    Liga pra Londrina no natal, vou estar por lá com o Sono!

    ResponderExcluir