terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Budapest, Wien, Bratislava e Praha para o Natal!


Eu não consigo me lembrar o porque que eu decidi de ir nessas cidades durante a estação de Natal, mas, independente do fato, estou muito feliz de ter feito estas viagens durante estes periodos.
Dizem que este tour pelas quatro cidades mais importantes do Leste Europeu é uma das viagens mais alternativas que voce pode escolher como tour turistico na Europa.
Para falar a verdade eu pouco estava interessado neste fato. Para mim, a razão mais importante de fazer esta viagem seria de me reencontrar com uma grande amiga que agora estava morando em Bratislava.
Barbora Svecova foi uma estudante intercambista que veio ao Brasil e frequentou o Colégio Medianeira, mais precisamente, na minha sala durante o periodo de terceirão. Nós viramos grandes amigos. Mas tudo que é bom uma hora acaba. No meio do ano ela retornou para a sua casa na Bratislava.
Muito bem, mas tirando o fato que eu estava louco para reencontrar a minha amiga, outra coisa que eu realmente gostaria de ver era as diferenças entre as cidades, que antes pertenciam a um mesmo reinado, mas com o passar dos anos, cada uma tomou um rumo diferente e hoje em dia estão situadas em países diversos mas continuam muito próximas...
Eu, Breno Camargo, Maria Eduarda e Carolina Starke começamos o nosso tour por Budapest. A cidade é a mais pluricultural de todas. Durante a sua história, ela foi invadida por diversos povos e isso fez com que a cidade se tornasse um enorme centro cultural. Voce pode achar diverssos tipos de arquitetura, comida e bares.
Como ficamos lá por 3 dias, não conseguimos ver tudo, a cidade é enorme... e muito linda...
Budapeste na realidade é formada por duas cidades: Buda e Peste. O lado Buda é o mais antigo de todos... fica no lado oeste do rio Danúbio e o seu terreno é repleto de colinas, no topo da mais alta delas se encontra um forte de onde voce pode ter uma vista linda de toda a cidade.
No lado Peste se encontra o centro histórico da cidade. Como a cidade foi controlada pelo império turco durante anos, é possível encontrar diversas casa de Kebabs, Sinagogas e Spas onde se pode fazer um banho turco...
Lá, nos encontramos com um amigo local, Robert Szabó que nos levou para comer em um restaurante típico para estudantes. Neste local era servido um hamburger monstro! Era o maior hamburger que eu já tinha visto! Era tão grande que eu não consegui terminar!
Falando em comida, eu devo dizer que apesar de serem em países diversos, todas as quatro cidades tinham a mesma comida típica. A dieta natalina é sempre formada com pratos a base de linguiça ou carne de porco.
Como era Natal, no centro da cidade tinha uma feira que vendia comidas, enfeites e outras coisas. Eu como um bom aventureiro gastronômico pedia sempre as coisas mais bizarras... Em Budapeste eu comi uma ótima linguiça de Figado de porco acompanhado de um Choucroute de repolho roxo com maçãs... delícia.... o problema era comer de pé em um clima de -5 graus e ventando.
Depois de Budapeste fomos para Wien..... A cidade é linda! É uma cidade muito elegante, cheia de detalhes dourados nos prédios e arquiteturas no estilo Art Nouveau. A cidade brilha até mesmo de noite, tanto é que Wien é considerada a capital do Natal.
Lá nós fizemos um super tour por diversos museos e palácios... foi fantástico. Conhecemos um museo de arte aplicada que foi sensacional!
Todos nós adoramos!
Depois de 4 dias em Wien fomos para Bratislava... sim, Bratislava, a cidade na qual eu iria reencontrar a minha grande amiga do Medianeira, a grande razão do meu tour pelo leste Europeu...
Tinhamos combinado que eu iria ligar para ela assim que eu chegasse.... Beleza, muito bom na teoria, mas na prática com um celular italiano cheio de defeitos no Roamming Internacional.... foi foda pra caralho!
Ainda bem que depois de muita luta usando Wifi de cafés e mensagens pelo Facebook nós conseguimos nos encontrar... Devo admitir que foi um pouco estranho no ínicio... mas, no final da noite estavamos falando de um monte de coisas sem parar... sem dúvidas foi um grande Hightlight da minha viagem, ou melhor dizendo, um grande Hightlight desse meu ano na Europa.
No dia seguinte partimos para a cidade que seria o destino final do nosso tour: Praha.
Posso resumir esssa cidade em uma simples frase e poupar-los dos detalhes:
Paraíso para o Diabo...
Não é pelo simples fato que a prostituição é legalizada ou que se pode comprar absinto barato ou pela arquitetura gótica....
A cidade é incrível... sem dúvidas eu vou voltar para Praha. Ela é como uma bela mulher do Leste Europeu:
Linda, Divertida, Fria e Cara...
Eu simplesmente me apaixonei por Praha! Ficamos lá 3 dias e não conseguimos ver nem metade da cidade! Toda a atmosfera do local é fantástica!
Das quatro cidades que conhecemos, Praha era a mais bem conservada. Era quase como um cenario no qual voce se sentia como um personagem de um filme... maravilhosa!
Este sem dúvida foi o Natal mais diferente que eu já tive... o jantar na vespera de Natal foi um prato de macarrão. Depois nós saimos para dar um passeio no centro e fazer algumas fotos... acabamos encontrando um Bar num porão sem janelas, que mais parecia uma sauna... lá bebemos alguns copos de absinto e ficamos doidos somente com o cheiro de maconha da mesa do lado...
Mas, como tudo que é bom, uma hora acaba... no dia 26 retornamos para Torino...  No final das contas, devo dizer que esta foi uma das viagens mais marcantes da minha vida...

BUDAPEST





  WIEN



BRATISLAVA



PRAHA







Nenhum comentário:

Postar um comentário