quarta-feira, 15 de junho de 2011

Glasgow


Dizem que na Inglaterra a frase mais conhecida entre os ingleses é "God save the Queen". Em Glasgow essa frase recebeu uma nova versão: "God fuck the Queen".
Robbie Tennent veio aqui para Torino pelo programa de estudos do Erasmus. O primeiro apartamento que ele estava alugando não deu certo e por irônia do destino ele veio para aqui no Foyer. Lembro do primeiro dia que eu conheci ele e o Ross Cameron (outro Escocês). Estavamos na cozinha e eu explicava como funcionava o sistema da casa. Os dois estavam bem bravos pelo fato de terem se mudado para o Foyer, mas, após algumas semanas de convivência, os dois se acostumaram com a vida aqui e eu e o Robbie viramos grandes amigos.
Infelizmente, ele finalizou o seu trabalho aqui e voltou para Escócia. Até agora, nestes meus primeiros meses estudando aqui na Itália, este foi o capítulo mais pesado que eu já passei...a perda de um amigo. A despedida aqui em Torino não foi tão difícil quanto eu pensava, porque, logo depois que ele voltou para Escócia, eu e os outros brasileiros (Bruno, Evelyne e Renata) fomos visitá-lo.
A pedido de um convite de um amigo, nós viajamos este final de semana para Glasgow. Ele iria fazer uma festa de aniversário e eu pecisava estar presente.
Eu nunca fui tratado tão bem em um aeroporto na minha vida. Na verdade, existe uma enorme diferença entre o tratamento formal dos Italianos comparado com os Escoceses: Os Italianos são sempre muito grossos, rudes, cabeças duras e acham que a Itália é o centro do mundo. Já os Escoceses são muito mais simpáticos e sociáveis...todo mundo que eu conheci na Escócia (desde o motorista de taxi até a mãe do Robbie) são pessoas muito amigáveis e amáveis que sempre tentam criar um clima de descontraçaõ e gostam de te tratar bem.
Enfim, ficamos lá por seis dias e todos nós adoramos. O Robbie fez um papel de guia e nos mostrou tudo de bom e tudo ruim de Glasgow... eu simplesmente me apaixonei pela cidade! É realmente impressionante o quanto cultural é Glasgow: Eu fui em um museo onde tinha uma sala com Monet, Picasso, Pissaro, Van Gogh... e na mesma semana eu fui comtemplar artes comtemporâneas em um edifício desenhado pelo Mackintosh. A cidade é muito interessante.
Outro fato que foi muito bom para mim foi que nós ficamos hospedados na casa do Robbie, assim, eu pude observar como que funciona o dia a dia de uma familia com uma cultura diversa da que eu estou habituado.
Sem dúvidas esses seis dias foram os melhores dias da minha viajem até agora... e sem dúvidas Robbie Tennent foi o melhor amigo que eu fiz aqui na Itália.






Nenhum comentário:

Postar um comentário