domingo, 28 de agosto de 2011

Paris


Quando cheguei aqui na Europa eu tinha um objetivo muito certo de conhecer três cidades em especial: Amsterdam, Barcelona e Paris...
Domingo passado eu desembarquei em Paris. Foi como realizar um sonho que a muito, muito tempo eu estava procurando. Digo isto por dois motivos; o primeiro porque a cidade sempre me encantou de alguma maneira especial e eu morria de vontade de conhece-la. E segundo, porque desde que eu me mudei para a minha casa no Parque Barigui (1997) eu tive inúmeros vizinhos franceses que vinham trabalhar para Renault. Geralmente eles ficavam por dois ou três anos e depois retornavam para França ou outro país. Um desses vizinhos foram o Emmanuel e a Sophie, que tinham três filhos: Emile, Felix e Maxime (por sinal, este último nasceu no Brasil). Eles sem dúvidas foram os melhores vizinhos que já tivemos... nos davamos muito bem, sempre faziamos festas e viagens juntos... era muito divertente! Por isso, a minha ida para Paris foi tambem com um motivo de reencontro.
Desembarquei no Beauvais. Voo atrasado. E eu ainda tive que pegar o Shuttle até Paris... cada minuto que se passava dentro do Shuttle me deixava mais ansioso! Devo admitir que ainda não tinha caído a ficha que eu estava em Paris, foi quando me deparei com a Tour Eiffel brilhando no meio da noite escura que percebi que eu estava lá! 
Sensassional! Paris é incrível! A cidade mais bela que eu já conheci! Uma mistura de metrópole com edifícios  antigos colossais! As pessoas se vestem muito bem inclusive no verão! E a comida é ótima!!! ótima!!!
Eu tinha um ideal sobre o que eu achava de Paris, mas com a minha visita esse ideal só tornou-se algo muito maior!
Bom, começando do começo...
O primeiro dia eu decidi ir visitar o centro Pompidou, que foi superbo! Foi um dia que eu fiquei impressionado a cada segundo que passava! Todas as obras que eu tinha visto apenas nos slides da aula de teoria do design com o Bini estavam lá! De verdade!
Depois eu fui provar um falafel no bairro judeu de Marais e fazer um tour nas ruazinhas. Para fechar a tarde fui pegar um sol no Jardin du Luxembourg...
O segundo dia eu resolvi acordar bem cedo e enfrentar a temida fila de turistas da Tour Eiffel... magnifica! Valeu o sofrimento, a vista do último andar é fabulosa! Mas devo dizer que a melhor vista de Paris tem que ser com a torre na foto, por isso eu fui depois dar um tour na praça do Trocadéro e tirar umas fotos junto com os milhares de turístas.
Depois disso eu fui almoçar em um Bistro excelente que a Duda recomendou pra mim, só que não tinha o prato que eu queria porque ele era do menu de inverno...porém, eu comi um Pato selvagem com batatas sauté que estava divino...e a garçonete era muito... gente boa... ela tambem cursava design e sugeriu que eu fosse dar um giro no bairro Montmatre. Saindo do Bistro fui para Champs-Élyées e o Arc de Triomphe...
O terceiro dia eu tive um enorme prazer de fazer um tour com uma Scooter e o namorado da Sophie como guia turístico. Ele me deixou no Louvre onde mais uma vez eu peguei uma fila básica...mas, sem problemas...
O Louvre é muito legal, recomendo a seção de pintores franceses do quarto andar, têm obras incríveis e o andar não tem tanto turistas.
Mas, eu realmente recomendo o museo D'Orsay... Fantástico! Fantástico! O museo reúne obras dos principais impressionistas (Manet, Monet, Degas, Pissaro, etc..), Pós-impressionistas (Van Gogh) e uma seção de móveis da época do Art Nouveau... Excelente!
De noite nós fomos jantar em um restaurante típico francês perto da Ópera de Paris. De entrada foram servidos Foie gras e Scargot. Esqueçam todos os Foie gras enlatados que vocês já comeram em Curitiba... O daqui de Paris é muito melhor! Muito rico em sabor e com a gordura que derrete na boca como uma manteiga... 
O Scargot é ok... lembra um mexilhão mais duro e menos salgado... mas mesmo assim muito bom e bem temperado.
O meu prato principal foi um Andouillette com fritas. O Andouillette é uma linguiça de tripas de vitelo, ou seja, são tripas picadas dentro de uma tripa grande. Ela é temperada com especiarias, cebola e vinho tinto. O  gosto é intenso, mas bom. A consistência é um pouco borrachuda por dentro e crocante por fora (a Andouillete é grelhada).
E de sobremesa eu exprementei o Baba au rhum. Sensacional! Era uma espécie de um bolinho com a textura de um panetone seco, mas, antes de ser servido ele era mergulhado no Rum branco com açucar. Divino!
Enfim, não vou comentar todos os meus sete dias de turismo em Paris, só vou concluir para vocês que foi uma das melhores viagens que eu já fiz na minha vida. A cidade é maravilhosa. Quando eu estava indo embora para o aeroporto eu senti que eu estava fazendo algo errado...que não era certo sair daquela cidade, um sentimento que eu deveria ficar em Paris, que eu pertencia a Paris...
Por isso, com toda certeza eu irei voltar para essa cidade mágica!
Bom, agora vou dormir porque estou com um Jet leg do c#ralho e amanhã eu vou viajar para o Sul da Itália....
Boa noite
e
Puglia, ci vediamo Domani!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário