Primeiramente, antes de tudo, ME DESCULPEM! Eu sei que faz um tempão que eu não escrevo no Blog, mas é que eu tive um problema com a minha camera durante a viagem de Milano e fiquei incapaz de tirar fotos durante um certo tempo...Bom! Sendo curto e grosso.... eu completei 100 dias morando aqui na Italia. Espetacular! Uhu! (Fogos de artifícios)!
Sinceramente, não caiu a minha ficha inteiramente. Parece que foi ontem que eu cheguei com as minhas malas aqui. Parte dessa sensação se deve principalmente ao fato das descobertas das novidades. Tudo é novo! Por isso demora para cair a ficha quando voce esta entretido em um mundo totalmente novo.
Mas apesar disso, aqui em Torino e especialmente aqui no Foyer eu me sinto em casa! Estou tão acostumado com a rotina que não vejo mais tantos problemas como antes. A falação das empregadas durante a manhã ou o faixo de luz da janela que não se fecha direito, não são coisas que me incomodam tanto mais.
Eu sinto que por muito tempo eu estava procurando alguma coisa ou lugar e finalmente aqui na Italia eu a achei, não sei explicar o que é, mas me satisfaz muito acordar aqui todos os dias.
Felizmente, a maioria das experiências que eu estou tendo com o intercâmbio foram todas muito positivas, de fato, a única experiência negativa que eu tive foi quando me roubaram o meu recarregador da camera em Milano... Fora isto, esta tudo muito bem, eu amo principalmente o fato conhecer novas pessoas de diferentes países todos os dias. As amizidades que eu fiz aqui são muito mais importantes do que um souvenir ou um album de fotos de uma viagem.
Entretanto, um dos grandes problemas aqui são as aulas. Eu não quero dizer que elas são muito puxadas ou chatas, pelo contrário, as aulas aqui na Italia são muuuuuito legais, inclusive foi aqui que eu tive a melhor aula da minha vida (a história automobilística da Italia!). O que eu quis me referir como problema com as aulas é o fato que agora aqui é praticamente verão, o ponteiro do termômetro marca em média + de 25 graus todos os dias ou as vezes mais. A sala de aula é um forno do c*ralho! E sempre esta cheia! dependendo do horário que voce chega na aula, não é possível achar lugares (deve se sentar no chão). Mas o verdadeiro problema é que os Italianos odeiam uma ducha, por isso a sala sempre esta fedendo suvaco e/ou chulé! E me falaram que até agosto a coisa vai feder aqui (literalmente).
Uma das coisas que eu mais gosto aqui é o fato de ter que se comunicar com as pessoas falando uma língua diferente do Português. Semana passada, todos os Brasileiros aqui do Foyer viajaram para Stockholm, eu fui o único que resolvi ficar aqui (eu queria tirar umas férias dos brasileiros). E devo dizer, foi um paraíso! Todos os dias falando somente Italiano ou Inglês... Maravilha!
Vivendo 100 dias aqui na Italia eu finalmente devo adimitir que já me sinto seguro falando italiano (Não tanto como o Inglês ou muito menos o meu Português). Mas eu já atingi um patamar no qual eu posso me virar muito bem.
Enfim, 100 dias... estou 100 dias convivendo com uma cultura totalmente diferente da que eu estava acostumado. Posso fazer uma lista das coisas que eu sinto falta e das coisas das quais eu vou sentir falta quando for embora daqui. Acho que isto já é um sinal da minha integração com este ambiente novo, um ambiente que agora eu posso definitivamente chamar de casa.